Orçamento de Obras na Construção Civil – 13 a 16 de janeiro de 2020

CARGA HORÁRIA: 16h/aula

INSCRIÇÕES ATÉ: 13 de janeiro

INSTRUTORA

Régia Pinheiro – Engenheira civil, graduada pela Universidade de Fortaleza – Unifor, com Pós- Graduação  em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará e MBA em Planejamento e Controle de Obras  pela Universidade Cidade de São Paulo – Unicid. Atuante no mercado de Fortaleza há 25 anos em grandes empresas, onde desenvolveu atividades em mais de 900.000 m² de área construída, quer seja em orçamento, planejamento, consultorias, execução, fiscalização, acompanhamento e gerenciamento. Sócia da Premex Engenharia Ltda., na área de licitações atua na elaboração de propostas, pareceres, pedidos de esclarecimentos, impugnações, fiscalizações, gerenciamento e consultorias junto a órgãos municipais, estaduais, federais, estatais e particulares; em órgãos como Petrobrás, Companhia Siderúrgica do Ceará – CSP, EDP, ENEVA, BRASLIMP, SESC, Prefeitura, Estado, Federal, Tribunal do Trabalho, entre outros.

OBJETIVO GERAL

Apresentar e desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias à elaboração e/ou análise de orçamentos de obras de edificações, através de abordagem prática e objetiva, utilizando os conceitos básicos da Engenharia de Custos, o levantamento de quantitativos, as composições de custos unitários, o cálculo dos encargos sociais, o cálculo do BDI e o uso de tabelas de referência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Entendendo termos, conceitos e importância:

➢ O que é orçamento;➢ Variáveis do orçamento;➢ A importância do orçamento na gestão;➢ Definição dos tipos de Orçamento: Paramétrico, Sintético, Analítico;➢ As fases do orçamento;➢ Custos diretos e Custos indiretos;➢ A importância das informações para um orçamento;➢ Fonte de informações para o orçamento;➢ Entendimento do método construtivo e discriminação orçamentária, especificações técnicas e cadernos de encargos;➢ Projetos necessários à elaboração do orçamento;➢ O que é EAP;➢ Tabelas de preços e fontes de informações (SEINFRA-CE, SINAPI, PINI);➢ Modelos de orçamentos;➢ Conceito BIM e a realização dos orçamentos;➢ Atividade.

2. Levantamento de dados

➢ Levantamento de informações – Termo de Orçamentação;

➢ Modelos e critérios de levantamento de quantidades;

➢ Extração dos quantitativos de projetos com respectiva memória de cálculo;

➢ Quantificação de Projeto Arquitetura;

➢ Quantificação de Projeto Estrutural;

3. Estruturação

➢ Custos indiretos da obra: administrativos, custos fixos, custos variáveis;

canteiro de obra, equipamentos, ferramentas;

➢ Custos diretos da obra: Mão de obra e materiais;

➢ Encargos Sociais;

➢ Composição de orçamento e índices;

➢ Elaboração da planilha orçamentária;

➢ Atividade.

4. Formação de Preço

➢ BDI – Benefício de Despesas Indiretas;

➢ Cotação de preço, análise de impostos e análise final dos custos;

➢ Fechamento do Orçamento.

5. Gerenciamento de custo a partir do orçamento

➢ Acompanhamento de custo;

➢ Análise produtividade e tempo;

➢ Acompanhamento de serviços execução x orçamento;

➢ Gerenciamento dos indiretos;

➢ Curva ABC de serviço;

➢ Curva S;

➢ Cronograma Físico financeiro;

➢ Atividade.

MATERIAL DIDÁTICO
Será disponibilizado em nuvem.

É importante que o aluno utilize notebook para o melhor aproveitamento do curso. (Configuração mínima: MS Windows Vista, MS Office 2007)

FORMATO  DA CAPACITAÇÃO | Presencial

PÚBLICO ALVO ​

Engenheiros, Técnicos em Edificações, Arquitetos, Alunos de Engenharia, Arquitetura e profissionais da área ou áreas afins.

PRÉ-REQUISITOS

• Conhecimento básico de Windows/Excel. Leitura e interpretação de projetos de arquitetura e engenharia.

METODOLOGIA

Explicativa com material teórico, exercícios desenvolvidos com apostilas (digitais) e planilhas eletrônicas.

POLÍTICA E FORMAS DE PAGAMENTO | Boleto Bancário (10% à vista) ou Cartão de Crédito (3 X sem juros).

INVESTIMENTO POR CATEGORIA (tabela abaixo)

• Associados Sinduscon CE ou Ex-alunos |  R$ 550,00 (10% boleto =  R$ 495,00) ou 3 X R$ 184,00 no cartão de crédito s/ juros;
  • Estudantes de GraduaçãoR$ 495,00 (10% boleto =  R$ 445,50) ou 3 X R$ 165,00 no cartão de crédito s/ juros;
  • Demais interessados | R$ 605,00 (10% boleto = R$ 544,50) ou 3 X R$ 202,00 no cartão de crédito s/ juros.

*Estudantes necessário comprovação de vínculo educacional.

Mais informações: 85 3456 4061, 3456 4084, whatsapp (85) 98956 9406 (horário comercial) ou   sindusconeduca@sindusconce.com.br

Combo de cursos